Grossman depois da morte de Uri

Descobri-o com “Ver: Amor”, romance magnífico, onde um menino, Momik,  filho de judeus sobreviventes à II Guerra Mundial, tenta perceber o que viveram os seus familiares através das conversas que ouve, dos silêncios mais ou menos pesados que escuta, das coisas nunca ditas. Estamos na década de 50 e ele vai construindo a sua identidade num mundo cheio de contradições. Lembro que comecei esse livro num dia de Agosto e acho que a partir daí apanhei tudo que pude desse escritor grande chamado David Grossman. Quando escrevia o sétimo romance, este israelita que, a par de Amos Oz, por exemplo, é um dos grandes biógrafos do seu país através das ficções, recebeu a mais atroz das notícias: o seu filho, o soldado Uri, morrera em combate. A “Lire” de Setembro entrevistou o escritor na sua casa de Mevasserat Zion, Jerusalém, a propósito da edição deste romance em França. Nela, Grossman confessa que fez algumas alterações à história que aqui conta, também ela dolorosa, também ela de vida e morte.”…j’ai continué à écrire pendant un an et demi après ce qui se passé. Et à chaque foi que j’écris une nouvelle version – j’en écris une nouvelle version — e change, je change. Il ne s’agit pas de copier/coller sur le ordinateur. Je réécris entièrement. Chaque mot. J’y gagne la sensation de comprendre soudainement chaque scène ou chaque personnage sous un nouvel angle…” Quem conhece a escrita de Grossman, a sua atenção a todos os aspectos humanos, sabe que não podia ser diferente. O livro chama-se “A Mulher que Foge”, já está disponível em português desde 2009… no Brasil, pela Companhia das Letras. Quem já teve o privilégio de o ler entende bem esta conversa onde o escritor fala da escrita como salvação da própria vida. Quem ainda não leu o livro, que comece já agora pela entrevista.

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