Na curva

Como eu odiava a pasta castanha às costas. Os fechos laranja florescentes para alertar carros. E odiava ainda mais a bata branca com o nome bordado no bols,o que me apertava no pescoço e me enchouriçava por cima da roupa de lã.  Eu bem que tentava alargar a gola dando-lhe puxões com os dedos, esticando o pescoço, mas qual quê. Equipada, lá bebia de uma virada o leite com chocolate e segurava na fatia de pão com manteiga enquanto a minha mãe me compunha e passava para a mão o cesto de lanche e ainda mais um casaco não fosse arrefecer. E eu sem dar uma dentada no pão. E ela: “come”. E a prima mais nova já esperava, inquieta, irrequieta, tagarela tão chouriça quanto eu. Minto: mais porque eu era lingrinhas. Ela não e para ela era o primeiro dia na escola e sentia-se muito crescida e eu já na segunda classe portava-me como uma pedante. Fingia que não a via. E a minha mãe a dar-me um beijinho como se eu fosse para longe e a ver-me descer a ladeira, coisa que eu fazia  à pressa. Quase corria, fazendo jogos de apanhada e a sentir os lápis a bater contra as canetas, o chocalho da lapiseira no meio de livros e cadernos.  Passada a curva, olhava para trás. Estava fora de vista da mãe que me acompanhava com o olhar até me perder o vulto naqueles cem metros que a mim me pareciam muito mais. A salvo, dava então um beijinho no pão, só levemente trincado e deitava-o às ervas de modo a que ficasse bem escondido, não fosse a minha mãe passar e descobrir o meu pecado. Eu sabia que não era bem pecado. Pelo menos era o que a minha avó dizia. “Se não quiseres mais dá um beijinho no pão e depois podes deitar fora.” Era o que eu fazia e sentia-me ilibada.

One response to “Na curva

  1. Gostei muito. Acho que vou voltar mais vezes.

Leave a Reply

