Esquecer um café em Manhattan

Eu só queria um café.

De chávena pequena, com uma ligeira espuma por cima. Bebi-o em dois três goles até ficar com aquele amargo na boca por uns bons minutos. E isso seria bom. Mas onde?
E não queria só isso. Queria as cadeiras e as mesas onde pousasse a tralha, abrisse um livro, folheasse o jornal ou olhasse em volta, com a cabeça segura na mão. Mas onde?

Manhãs de arranha-céus são manhãs de sombra ou então de jogo de cabra-cega com o sol que quando aparece encandeia. Era de uma esplanada que eu falava. Como as da Europa, sempre postas. Chuva ou sol.

Naquela manhã de luz a magoar os olhos, fiz disso missão. Um café à europeia. Boa?
Corria seca e meca nesta teimosia. Carregava livros, computador, casaco, encontrões a joggers irritantes com a mania da saúde a inspirar tubos de escape, quando tudo ainda vai baixo, e não me refiro só à luz.
Mais veloz passa um rapaz equilibrado num skate. Não havia T-shirt nem calções.
E eu estanquei no passeio largo, a ser lavado por mexicanos de esfregona na mão. E ele no meio da avenida larga, indiferente e mais rápido do que o trânsito que àquela hora da manhã começava a encher a Lexington. Bip-bip, penso escutar. Passa por mim e por todos os carros. E eu sigo-o, atenção já desviada do café, centrada naquele ponto cada vez mais pequeno e negro que ora se agacha ora levanta como numa prancha de surf, num movimento para cortar o vento, ganhar velocidade até se perder, lá ao fundo. Ia na faixa dele, não o vi parar em semáforos, mas presumo que o tenha feito. Até porque parecia ser um ‘passageiro’ frequente daquele skate numa Manhattan em hora de ponta, fato e gravata, mala a tiracolo. Um executivo sem paciência para o metro e com um copo de café na mão para beber com uma palhinha.

Do que é que eu estava mesmo à procura?

Leave a Reply

