A gargalhada

Uma imensa gargalhada. Gasta pelo tempo, pela fita magnética que foi perdendo o magnetismo de tanto roçar na cabeça do leitor.

É a gargalhada velha de uma criança. Uma gargalhada cheia de requebros e de cortes. Não me faz rir. Ainda não sei porquê. Há algo nela que me prende. Faço rewind. Volto a ouvir a fita fina até me reconhecer naquele riso. Olho para o meu tio. Ele sorri. Espera a minha reacção e eu não sei que reacção lhe dar. Um dia eu dei muitas gargalhadas e ele decidiu imortalizá-las ali ate ganhar coragem para o dia de hoje. Não que tenha pensado nisso quando quis mostrar as maravilhas da sobrinha mais velha aos amigos. E como ela ria… E lá atrás no som, sumida, a dele que ele não queria gravar mas que lhe saia. Tal como o choro, o riso contagia e ambos trazem lágrimas. Eram lágrimas o que havia agora nos meus olhos ao olhar os dele, a evitar os dele e ele também brilhante nos olhos. E a gargalhada a ecoar pela casa, a apanhar-me desprevenida. Há fotos de rostos, mas não havia muitas fotografias de sons, dos nossos.

Não sou uma bebé digital, nunca vi uma imagem minha em movimento quanto mais uma gargalhada, um som, uma palavra. E lá estava eu no meu contentamento gravado, imortal até que a fita fique tão fina que… pois, agora ela pode ser gravada e ficar outra vez imortal noutro registo que não o da fita. Promete sobreviver-me ainda que já não esteja completa, com os cortes, os soluços do atropelo do riso.

E os meus olhos a brilharem e os do meu tio que não tira o riso dos olhos dele. Ele era um puto a brincar com a sobrinha. Agora não. Mas é esse puto que ele revive e é a sobrinha que ele vê a rir até perder o fôlego em gargalhadas que para ele eram únicas e mereciam ficar para sempre. E para sempre é hoje. E eu e ele estamos lá, com a gargalhada a tocar até a fita partir, a rir e a chorar.

A chorar de rir

4 responses to “A gargalhada

  1. 🙂 muito bom!

  2. Optimo gostei mm!

Leave a Reply

