o João

Estou a despedir-me dele e talvez por isso lhe sorria mais. Ele retribui com um aceno e um semicerrar dos olhos ainda muito azuis. Tem ar de rufia, do menino bonito que foi. Cabelo louro, ainda aos caracóis que corta quando o dinheiro sobra ou um vizinho manda. É o anjo da rua, guarda que lá mora, sabe de quem chega, desconfia dos estranhos, finge ignorar quem passa com a pose de um snob que nunca perde a não ser quando cumprimenta o doutor que vai beber sumo de laranja à pastelaria da esquina com a mulher, uma loira sabe-se lá há quanto tempo, pelo na gola do casaco.
O João vive numa das caves e tem as chaves de quase todos os prédios. Entra neles como em casa. Por uns trocos, leva e traz os caixotes do lixo, quase sempre de mini na mão e cigarro na boca, a franzir o sobrolho, mangas da camisa polo RL arregaçadas, um malandro com a malandragem dos sobreviventes. “Menina, quer ajuda?” Para os sacos, para arrumar o carro, para o que for que ele está ali é para isso.
Ainda há pouco lhe conquistei a simpatia e já me estou a despedir dele, do João dos olhos azuis, gingão como só os alfacinhas. Magro, seco. Ali não há droga. Há ilusões que se foram e que o álcool ajuda a esquecer entre gente boa que por vezes se esquece que o é e trata o João como um empregado. Ele deixa. O doutor que se afaste e vai ver a praga. Eu sei, já ouvi. Mas ele sabe viver. Quem foi bonito não perde o jeito. Há qualquer coisa de confiante que fica ainda que quase tudo se vá.
Não lhe vou dizer que vou embora. Vou sorrir mais nesse dia. Talvez ele pergunte se notar o movimento, mas vou escapulir-me. Quero que ele continue a olhar para a minha janela como quem guarda e se interrogue acerca do dia em que irei regressar. E para onde for vou imaginar o João a guardar-me, com uma mini na mão.

2 responses to “o João

  1. Gostei do “Quem foi bonito não lhe perde o jeito.”🙂

Leave a Reply

